terça-feira, 6 de abril de 2010

TURISMO RURAL EM FORTIM

Em Fortim, no Litoral Leste, há um lugar que chama atenção pela organização da comunidade. A simplicidade de Coqueirinho começa na estrada, sem placas indicativas, o que dá uma idéia do isolamento da comunidade. Ao chegar, se descobre que, no lugar, a união e a organização mantêm os moradores. Cada quintal tem um cultivo. “Você encontra nos quintais desde a acerola, a pitanga, a manga, a bananeira, o côco, a goiaba. Toda a alimentação orgânica, nós tiramos daqui, da terra onde nós moramos mesmo”, explica a agricultora Alexsandra Gomes.
Coqueirinho é um assentamento federal no município de Fortim. Depois de conseguir as terras, a habitação e financiamento para criação de animais, as famílias assentadas enfrentaram a falta de assistência técnica e, com isso, tiveram prejuízos; até que alguns moradores perceberam o sucesso que a culinária local fazia com os visitantes, e este foi o primeiro atrativo para o Turismo.
O cabrito no vinho, a maxixada, o pão com cenoura, o jerimum, a macaxeira, a beterraba e a batata doce são feitos com produtos da terra e sem agrotóxico. Do mel, a comunidade faz loção para espinha, condicionador e shampoo. Da aroeira se faz sabonetes. Graças à contribuição de cada um, o visitante se deslumbra com a vida simples do lugar: trilhas pela mata virgem, passeio na carroça puxada a boi.
“Essa é a primeira experiência. Tá sendo muito emocionante”, declara a estudante Vanessa Pires. “Deu até um friozinho na barriga, quando eu fui subir na carroça, mas foi muito maravilhoso. Eu adorei o passeio”, diz a estudante Maria Benício.
Até os jovens da comunidade se encantam com a história de luta e com as conquistas da comunidade. Uma história que ecoa todas as noites no conto, no canto e nos versos dos jovens. “É muito proveitoso, pra gente mostrar que a agricultura, os assentamentos, não é só trabalho, não é só sofrimento; é arte, é cultura, é vida”, afirma André do Nascimento, de 20 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário