sexta-feira, 25 de junho de 2010

18ª REGATA DE JANGADAS DE PONTAL DO MACEIÓ EM FORTIM ANIMA AS FÉRIAS DE JULHO NO LITORAL LESTE

Uma regata de pescadores e uma tradição que atravessa gerações e atrai turistas, entretenimentos, geração de renda e promove a cultura. É assim a tradiional regata de jangadas de Pontal do Maceió em Fortim, litoral leste do Ceará, há 118 quilometros de Fortaleza. Essa regata é a grande sensação de férias em Fortim e a Prefeitura Municipal de Fortim juntamente com a Secretaria de Turismo e Meio Ambientes com o apoio de alguns parceiros irão promover a 18ª edição do evento, uma das atividades náuticas mais tradicionais de todo o litoral cearense. A Regata de Jangadas do Pontal do Maceió começou pequena, e os bons ventos trouxeram literalmente, mais participantes, além de enaltecer a figura do pescador, ser instrumento de divulgação contra a pesca predatória e incrementar a cadeia produtiva do turismo local. A Praia de Pontal do Maceió conhecida por suas belas dunas e falésias rochosas foi será mais uma vez palco de uma grande festa em homenagem aos pescadores que participaram de toda a programação envolvendo a comunidade pesqueira e seus familiares. Palestras, eventos culturais como feiras, encontros e apresentações artísticas, competições de jangadas e shows musicais, serão algumas das atividades realizadas durante as festividades. O evento já faz parte do calendário anual das atividades culturais em Fortim, município prestigiado pela grandeza das belezas naturais como o delta do Rio Jaguaribe que se encontra com o mar, o mangue, a culinária e o artesanato local que são destaques no cenário turístico do nosso estado, fatores esses, somados ao desenvolvimento dessas atividades culturais como a Regata de Maceió, tornam Fortim um dos principais destinos turísticos para aqueles que querem desfrutar de praia, rio, descontração e muito sossego.
¨ A Regata de Pontal do Maceió, é um evento que já está no calendário das festividades dos cidadãos, Fortim já se encontra na rota turística da região do litoral leste, graças ao nosso trabalho e de equipe levando a sério todos os propósitos de tornar a nossa cidade internacionalmente conhecida, desenvolvida para o turismo e atraindo recursos através de emprego e renda para a nossa gente. Temos em Fortim atrativos turísticos maravilhosos, muitos lugares ainda não explorados pelo turismo, mas, com a nossa parceria com o Governo do Estado estaremos colocando em prática muitos outros projetos, estamos desenvolvendo o turismo de Fortim, com o beneficiamento dos atrativos do turismo e a valorização dos produtos da nossa terra como a nossa culinária, artesanato e belezas naturais. Com isso, eventos como a Regata de Pontal do Maceió, serão atrativos turísticos no nível de estado, atraindo turistas de todo o Brasil e de outros países ¨, disse a Prefeita Aninha de Kito.

Agregadas ao torneio no mar aconteceram as feiras de artesanato e culinária que contaram com expositores, mostrando a produção e o conhecimento local. A Prefeitura de Fortim também preparou estruturas no Pontal do Maceió, na Praça Central e praias para outros eventos que ensejam a regata, dentre eles o desfile para a escolha da Garota Regata 2010, outra atividade a ser realizada será A Noite do Pescador e o II Encontro Municipal da Pesca, todos os eventos realizados na própria comunidade de Pontal do Maceió. As competições náuticas aconteceram no Sábado e Domingo, 17 e 18 de Julho na Praia de Pontal do Maceió com as disputas entre os pescadores e suas embarcações divididas em três categorias: botes, paquetes e jangadas. Cerca de quinhentos e cinquenta pescadores estarão participando das competições e festividades, as famílias, os cidadãos fortinenses e turistas prestigiarão a realização de mais um evento tradicional em Fortim.
Durante o torneio, os pescadores artesanais, que passam o ano em alto mar para sobrevivência da família, seram as grandes estrelas. Como premiação serão distribuídos R$ 10.000.00 em prêmios para os vencedores das três categorias: bote, paquete e jangada. As atividades da 18ª Regata de Jangadas de Pontal do Maceió acontecem entre 15 e 18 de Julho com atividades culturais e shows musicais.
Informações: 88.3413.1004
Por: Marcello Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário